subscrever newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão

    Sucesso!

    A sua subscrição foi registada!

    Hyundai lança 1º carro com sistema de carregamento solar

    Por Hyundai Portugal
    Publicado em 19 Maio 2020  •  2 Minutos

    A Hyundai continua a desempenhar um papel único, enquanto líder de eco mobilidade. Através de um sistema de carregamento solar incorporado no tejadilho, a marca apresentou o seu primeiro carro movido a energia solar. Com esta tecnologia, os carros recebem energia elétrica adicional, que permite aumentar a eficiência em combustível e a autonomia na condução, reduzindo as emissões de CO₂.

    Eco Mobilidade cada vez mais inteligente

     

    Com uma vasta gama de automóveis, que apresentam diferentes motorizações ecológicas, como é o caso do Hyundai IONIQ, disponível em motorização híbrida, elétrica e plug-in, a Hyundai reforça a sua presença com modelos de emissões reduzidas.

     

    “A tecnologia de carregamento solar através do tejadilho é o exemplo de como a Hyundai se está a tornar num fornecedor de mobilidade limpa. Esta tecnologia permite que os clientes tenham um papel ativo na questão das emissões.”, afirma Heui Won Yang, Vice-Presidente da Hyundai. “Estamos a esforçar-nos para expandir a tecnologia a outros modelos da gama, incluindo automóveis com motor de combustão.”

     

    Como funciona a tecnologia Hyundai para carros com sistema de carregamento solar

     

    O sistema de carregamento solar da Hyundai inclui uma estrutura de painéis solares de silício, colocados no tejadilho do carro. A eletricidade é gerada no momento em que a energia solar ativa a superfície do painel, convertendo a energia através da utilização de fotões de luz, provenientes do sol.

     

    Ao entrarem em contacto com os painéis, os fotões transferem a sua energia para os eletrões presentes nos átomos de silício, forçando a sua deslocação. Este fenómeno denomina-se por “efeito fotovoltaico”.

     

    A Hyundai teve em consideração não apenas a eficiência, mas também o design, enquanto desenvolvia o sistema de carregamento solar. Este sistema desempenha apenas um papel de apoio, deixando em aberto a possibilidade de, futuramente, as viaturas não precisarem de combustíveis fósseis para se movimentarem, transformando-se num carro movido a energia solar a 100%.

     

     

    Bateria do carro é carregada através da energia solar

     

    Graças a esta tecnologia, 30% a 60% da bateria do carro é carregada através da energia solar, mesmo durante a condução. Com uma média de 6 horas de carga por dia, prevê-se que aumente a distância da viagem dos condutores em mais de 1.300 Km, por ano.

     

    Este sistema de carregamento solar, instalado no tejadilho do carro, pode ser encontrado no Novo Hyundai Sonata Hybrid. No entanto, a Hyundai pretende estender a tecnologia aos restantes modelos da sua gama.

     

    Esta é a mais recente aplicação de uma solução inteligente desenvolvida pela Hyundai, permitindo à indústria da mobilidade aproximar-se de um futuro ainda mais sustentável.

    Tecnologia associada

    Híbridos Os motores elétrico e de combustão trabalham em conjunto para maior performance.
    Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.

    Como usar a realidade virtual no fabrico de carros

    Por Hyundai Portugal