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    Como usar a realidade virtual no fabrico de carros

    Por Hyundai Portugal
    Publicado em 19 Maio 2020  •  2 Minutos

    A tecnologia de realidade virtual está cada vez mais presente em todos os setores, e no automóvel não é exceção. A Hyundai já recorre à realidade virtual no desenvolvimento dos seus automóveis. Com o passar do tempo, o automóvel deixou de ser um mero meio de transporte, tornando-se numa extensão do espaço de cada indivíduo.

     

    Por isso, o Centro de Design da Hyundai na Europa (HDCE), tem optado por adaptar-se a esta mudança integrando a tecnologia de realidade virtual, no processo de desenvolvimento de todos os seus modelos.

     

    Para que serve a realidade virtual na criação de novos automóveis?

     

    Para otimizar o tempo despendido no desenvolvimento dos automóveis, o HDCE começou a utilizar como aliada a realidade virtual. Através desta tecnologia, já é possível entender e até mesmo sentir o design exterior e interior do produto, antes deste existir fisicamente.

     

    Esta solução permite agilizar todo o processo de desenvolvimento de novos modelos que, até aqui, envolvia muitas etapas, a partir da construção de modelos físicos em argila.

     

     

    Tecnologias que permitem conhecer o carro antes dele existir

     

    A ideia de conceber o Virtual Seat Buck, o banco virtual da Hyundai, esteve em planeamento durante 10 anos. O resultado final é uma tecnologia avançada, que permitiu o desenvolvimento de novos automóveis de forma mais eficiente.

     

    A Hyundai sempre teve um foco muito grande na procura de inovações que tornem os seus carros únicos. O Virtual Seat Buck é um exemplo de como a marca continua a implementar as mais recentes tecnologias em todos os processos de desenvolvimento de novos automóveis.

     

    A utilização da realidade virtual neste processo veio a acelerar todos os passos referentes ao design dos carros, mas também responder de forma adequada a todas as exigências dos seus clientes.

     

    O Virtual Seat Buck permite uma visualização mais rápida da informação de design de cada projeto e das cores e acabamentos dos modelos, desde o início do processo. Estes dados são partilhados simultaneamente com o departamento de engenharia, o que fomenta o diálogo constante entre as duas áreas.

     

    À medida que cada etapa do desenvolvimento vai sendo guardada, pode ser trabalhada continuamente, pelos diferentes departamentos em simultâneo.

     

    O que muda no desenvolvimento de novos carros com a realidade virtual?

     

    Todo este processo em realidade virtual simplifica o desenvolvimento de novos automóveis da Hyundai. Além disso, reduz significativamente o tempo disponibilizado, ao permitir que as ideias sejam projetadas em formato 3D. Oferece ainda:

    • Opções ilimitadas de cores;
    • Aplicações de materiais;
    • Apresentação dinâmica das diferentes funcionalidades.

     

    Com a ajuda da realidade virtual, a Hyundai consegue acelerar a produção de novos automóveis e refinar todos os pormenores que os envolvem, num período de tempo mais curto. Isto permite que novos modelos cheguem ao mercado mais rapidamente.

    Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.

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