Estação de abastecimento de hidrogénio da Hyundai

Autocarros a hidrogénio: 1º posto de abastecimento em teste na Coreia

Hyundai Portugal
Por Hyundai Portugal 29 Maio 2020  • [rt_reading_time postfix="Minutos" postfix_singular="Minuto"]
Estação de abastecimento de hidrogénio da Hyundai

Com o objetivo de acelerar a integração de autocarros a hidrogénio no quotidiano, está a ser desenvolvida pela Hyundai uma estação teste para abastecimento de autocarros movidos a hidrogénio, num dos aeroportos da Coreia do Sul.

 

A Hyundai Motor Company estabeleceu uma parceria com o Aeroporto Internacional de Incheon, a Air Liquide Korea e com a Hydrogen Energy Network (HyNet). Futuramente instalada no Terminal 2 do Aeroporto de Incheon, esta estação permitirá criar o primeiro aeroporto ecológico de baixas emissões.

 

Como implementar os autocarros a hidrogénio na vida cotidiana

 

Esta parceria, além da construção de uma estação de abastecimento ecológica, integra ainda o fornecimento de autocarros movidos a hidrogénio e respetiva manutenção e assistência. O objetivo é que os autocarros movidos a hidrogénio substituam, rapidamente, a frota de autocarros com motor de combustão interna do Aeroporto de Incheon.

 

Numa atual circulação entre os terminais, parques de estacionamentos de longa-duração e complexo logístico, a implementação destes autocarros movidos a hidrogénio será o ponto de partida para a introdução do hidrogénio na vida quotidiana.

 

Esta parceria integra o projeto do Ministério do Ambiente da Coreia do Sul, para implementar estações de abastecimento de hidrogénio e subsidiar projetos financiados através do setor privado.

 

Hyundai Nexo - Carro a Hidrogénio

 

Pioneira no desenvolvimento da tecnologia fuel cell de hidrogénio

 

A Hyundai Motor tem, desde 1998, uma equipa de investigação dedicada à tecnologia de hidrogénio, tornando-se, em 2013, o primeiro fabricante global a produzir comercialmente carros movidos a hidrogénio. Já nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, os autocarros a hidrogénio estabeleceram as deslocações diárias, em PyeongChang.

 

Desde então, estes são utilizados nas principais cidades da Coreia do Sul – Busan, Changwon, Ulsan – assim como na Polícia Nacional da Coreia.

 

A Hyundai é pioneira global no desenvolvimento da tecnologia fuel cell de hidrogénio. Exemplo disso é o carro movido a hidrogénio Hyundai NEXO, com uma autonomia para 666 km e cuja única emissão é vapor de água.

 

Este modelo permite um abastecimento total em apenas 5 minutos e parte da sua energia pode ser utilizada para o funcionamento de eletrodomésticos em casa. Descubra estas e outras curiosidades sobre o NEXO.

Tecnologia associada

Hidrogénio Com a mais avançada tecnologia elétrica que purifica o ar poderá ir mais longe com zero emissões.
Hyundai Portugal
Hyundai Portugal Pioneira desde 1997 na tecnologia de pilha de combustível, a Hyundai apresentou em 2015 quatro veículos ecológicos diferentes para somar à sua gama ecológica. No final de 2018 a marca sul coreana foi mais longe e desenvolveu a tecnologia mild hybrid 48 volts para as suas motorizações diesel. A Hyundai assume a liderança na ecomobilidade por ser a única marca a disponibilizar ao mercado Europeu cinco tipos de motorizações eletrificadas diferentes, nomeadamente o Hyundai IONIQ nas versões Electric, Plug-in e Hybrid, o Hyundai KAUAI Electric, o NEXO Fuel Cell e o Hyundai Tucson 48 volts. Em 2018 a Hyundai foi a segunda marca mais vendida neste segmento. Até 2025 a Hyundai prevê lançar 44 modelos ecológicos novos, estabelecendo assim um novo recorde na indústria automóvel, entre veículos híbridos, plug-in híbridos, 100% elétricos e fuel cell.

É possível respirar pelo tubo de escape de um carro a hidrogénio

Por Hyundai Portugal

NEXO: 6 curiosidades sobre o carro a hidrogénio

Por Hyundai Portugal